quinta-feira, 9 de junho de 2011

Baturité

A cidade de Baturité conhecida como a capital do maciço merece destaque a sua cultura e para tanto nos propomos a estudar, conhecer para valorizar a história e seu desenvolvimento na construção da identidade cultural da cidade.

Como monumentos representativos da história/cultura da cidade, temos:

IGREJA MATRIZ DE BATURITÉ:

Antes da fundação da cidade de Baturité, os índios Jenipapaos e Canindés - os primeiros habitantes - adoravam uma pequena imagem de Nossa Senhora da Assunção. A denominação de Nossa Senhora da Palma foi criada em 08 de maio de 1758, mas só foi instalada em 19 de junho de 1762, sendo seu primeiro Vigário Patrício Joaquim. A construção da Matriz foi iniciada as custas dos cofres públicos sob a direção de Francisco Xavier de Medeiros, o mestre que também edificou a Matriz de Canindé. Construída no Século XVIII, apresenta características do Barroco. É a única Paróquia na Brasil com esta invocação.

A Igreja dispõe de duas naves, sete altares e comporta aproximadamente 3 mil fiéis. No seu interior há ilustrações de cenas bíblicas em pintura a óleo, em estilo clássico, executadas por artistas da região: Raimundo Siebra e Padre Luís Bezerra. R

eferida Igreja foi transformada em paiol de pólvora e depois de armamentos e munição, quando da adesão da Vila Real de Monte Mor à Confederação do Equador em 10 de outubro de 1824. Hoje, a Igreja Matriz, encontra-se bastante modificada no seu interior. As reformas não obedeceram a sua originalidade, mas a população orgulha-se de seu templo bi-centenário. A edificação encontra-se em lugar privilegiado, no centro da cidade - Praça da Matriz.

IMAGEM DE NOSSA SENHORA

DE TIMA:

A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi erguida em 1967 com 12 metros de altura, no período de sua inauguração foi considerada a maior estátua mariana do mundo. Seu idealizador foi o Senhor Pedro Odísio. Em frente à Imagem estão localizados os três Pastorinhos com três cordeiros.

IGREJA DE SANTA LUZIA:

Inaugurada em 7 de setembro de 1879, está localizada na Rua 15 de Novembro. Sua construção foi iniciada na grande seca de 1877/78, pelo Governo Federal como obra de assistência aos flagelados. Há uma imagem centenária de Santa Luzia no Altar Principal.

PALÁCIO ENTRE RIOS - SEDE DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL:

Teve sua construção iniciada em 1878 como obra de assistência aos flagelados da seca. Recebe este nome por estar localizado entre dois rios. O prédio é em estilo colonial e funciona atualmente a sede da Prefeitura Municipal.

MARIA FUMA:

Monumento comemorativo ao primeiro centenário da Estação Ferroviária de Baturité. É um monumento de grande valor econômico da época, pois trata-se da 1ª Locomotiva a vapor a fazer o percurso Fortaleza-Baturité no ano de 1882

FUNDAÇÃO DE CULTURA E TURISMO:

A arquitetura secular que ainda resiste no munucípio de Baturité, guarda marcas do aldeamente indígena formado no período colonial e da prosperidade econômica do periódo oitocentista, proporcionada pela exportação de café e consequente construção da primeira ferrovia do Ceará, a Companhia Cearense da Via Férrea de Baturité S.A, ligando a região à capital cearense. Criando a partir da aquisição do cervo composto por antigos objetivos remenescentes da própria estação ferroviaria, por peça da casa de Olavo Dutra Alencar e outros itens doados por família da região.

Prédio localizado na Praça Osmar Marinho, no Bairro Putiú, é o prédio da antiga Estação Ferroviária e Galpão inaugurado em 02 de fevereiro de 1882, obra realizada pelo Governo Imperial de Dom Pedro II.


MUSEU COMENDADOR ANANIAS ARRUDA:

Inaugurado em 23 de maio de 1986, localizado na Avenida 7 de Setembro, 1097. Foi fundado em homenagem ao primeiro centenário do nascimento do Comendador Ananias Arruda. Grande parte da história de Baturité encontra-se no museu. A casa onde funciona o Museu era a residência do Comendador e seu acervo é composto por objetos pessoais e mobilia da família, bem como por documentos e peças de importância do passado da cidade. Há no local uma capela particular, concessão especial do Papa Pio XI.

MOSTEIRO DOS JESUÍTAS:

O Mosteiro dos Jesuítas, imponente construção em pedra tosca, projetado por um arquiteto francês, foi erguido no início de 1924, no sopé da montanha, é um convite ao repouso. O conjunto dos Jesuitas inclui a Igreja do Coração de Jesus e localiza-se no alto da cidade, de onde se descortina uma vista panorâmica de Baturité. Fica no Sítio Jesuítas com acesso pela Rua Padre Antonio Pinto, à 3Km de Baturité.

Os atrativos culturais de Baturité são caracterizados por: rico artesanato em traçados de taboca, cipó-imbé e arranjos florais; o Auditório Comendador Ananias Arrudas, com capacidade para 400 pessoas; a Biblioteca Paulo VI, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, que tem um acervo com mais de 3 mil livros; a Biblioteca Pública Senador Menezes Pimentel, com mais de 4 mil volumes; além de possuir um Grupo de Arte e Teatro, Cooperativa Artesanal e um Banda de Música.

As principais manifestações e tradições culturais são: Festas de Nossa Senhora da Palma, padroeira do município, que se realiza a partir do dia 15 de agosto e a Festa de Santa Luzia que se realiza a partir de 13 de dezembro. FENEBE - Feira de Região do Maciço, em setembro; Feira Arte de Baturité, em abril; Feira Livre; Exposição de Artesanato (móvel); Dia do Município, no dia 14 de abril.


Fonte:

1. www.estacaodoturismo.hpg.ig.com.br/baturite

2. pt.wikipedia.org/wiki/Baturité

3. baturite.spaceblog.com.br/

4. www.baturite.ce.gov.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário